domingo, 10 de maio de 2020

Nem "Mortadelas" nem "Minions"

Mortadela – Wikipédia, a enciclopédia livre


Nesse processo de polarização em que vive o Brasil atualmente, uma frase vem cada vez mais sendo falada pelas pessoas: “Os Bolsonaristas estão iguais ou piores do que os Petistas!”
Essa frase tenta expressar o sentimento de que os apoiadores de Bolsonaro se tornaram tão ou mais fanáticos do que os apoiadores do PT, sendo muito críticos com aqueles que se colocam contra Jair Bolsonaro e condescendentes com os erros ou exageros do Presidente.
As esquerdas sempre tiveram capacidade invejável de mobilização no Brasil e no mundo, porém, após as manifestações de 2013 aqui em nosso país, as ruas foram perdendo o tom vermelho e foram ganhando os tons verde e amarelo e essa tendência parece não mudar tão cedo.
Os partidos de esquerda, juntamente com os sindicatos e outras organizações sempre apoiaram financeiramente e operacionalmente as manifestações em prol de seus objetivos de forma aberta. Universitários, funcionários públicos, intelectuais e artistas somavam-se às pessoas mais simples dando maior volume às ruas e, a distribuição de lanches para alguns desses manifestantes, acabou resultando na alcunha de “Mortadelas”.
Com a saída do PT do governo e a redução de recursos para os sindicatos, a capacidade de mobilização das esquerdas parece ter sido completamente anulada.
Já os apoiadores de Bolsonaro têm perfil completamente diferente, misturando militares, policiais militares, evangélicos, movimentos conservadores, empresários e brasileiros comuns que são em sua maioria conservadores nos costumes e que possuem capacidade financeira, operacional ou intelectual para promover ou participar de manifestações.
As redes sociais foram tomadas por essas pessoas e movimentos que se mostram muito organizadas e não se furtam em partir para cima daqueles que de alguma forma possam prejudicar o Presidente e seu governo.
Os apoiadores de Bolsonaro, apelidados de “Bolsominios”, defendem seu líder, pois não visualizam nenhum tipo de desvio ético grave na condução de seu governo e a falta de outros nomes com imagem ilibada e patriotismo, faz com que ele, continue resiliente a todos os problemas que aparecem em seu caminho.
Todos temiam que a prisão de Lula pudesse ser o estopim de uma nova revolução no Brasil, o que não aconteceu. Afinal, o seu exército perdeu a tal capacidade financeira como citei anteriormente, diferentemente da base de Bolsonaro, que vem demonstrando não aceitar de forma alguma um possível afastamento do Presidente do cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário