Pretendo lançar em 2022 o meu
livro sobre política, políticos e eleições. Nele faço um apanhado de todas as
formas que empresas e consultores criaram para enganar o político antes,
durante e depois das eleições.
Contando casos reais, dedicarei um
ou mais capítulos às pesquisas eleitorais, algo que sempre gera muita discussão
e desconfiança.
Isso ocorre, porque os políticos,
a imprensa e por consequência, a sociedade acreditam de forma totalmente
equivocada que as pesquisas eleitorais são fontes premonitórias do resultado de
uma eleição.
Durante uma eleição, as pesquisas
são apenas e tão somente a melhor ferramenta de planejamento eleitoral. Para
deixar claro, costumo fazer uma analogia: pesquisas não são bolas de cristal
para preverem o futuro. Elas funcionam como o aplicativo Waze que indica o
melhor caminho, aponta os obstáculos e despretensiosamente, informa o possível
horário da chegada em seu destino. Não é premonição, pois chegar nesse horário,
dependerá de você e das circunstâncias futuras.
Aproveitando dessa situação,
alguns institutos se vendem como aqueles que foram capazes de acertar o
resultado de uma eleição! Para o Instituto IBESPE isso é uma ofensa!
Outro detalhe é que alguns institutos
se prezam, a pedido do cliente, a registrar e divulgar pesquisas fraudulentas,
colocando o resultado que o cliente pede, para ver se aquilo poderia mexer com
a cabeça do eleitor, de aliados e opositores.
É provado cientificamente que as
pesquisas são incapazes de mudar a opinião das pessoas. Isso ocorre porque
cerca de 93% das pessoas não sabem que houve pesquisa em sua cidade. 6% sabem,
mas não conseguem dizer exatamente o resultado delas e menos de 1% sabem que
houve pesquisa na cidade e sabem repetir o resultado. Porém, esse pequeno grupo
é formado por pessoas com opinião e ideologia já formada e elas só acreditam no
resultado das pesquisas se elas estiverem de acordo com o seu desejo.
O IBESPE desde a sua fundação tem
como norma não divulgar resultado de pesquisas eleitorais, pois se acreditamos
que elas são para planejamento interno de uma campanha, porque iríamos divulgar
para os concorrentes?
Por isso, se você deseja ser meu
amigo e cliente do IBESPE, jamais tente pedir para fraudarmos o resultado de um
estudo!
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