Em 2002 o então candidato do PSDB, o
economista José Serra, pautou sua campanha eleitoral à Presidência da República
no sucesso conquistado pelo Plano Real colocado em prática 8 anos antes e que conseguiu
acabar com a inflação histórica brasileira.
Porém, além do número de eleitores ter
crescido em mais de 20 milhões entre 1994 e 2002, passando de 94,7 milhões para
105 milhões, o eleitor brasileiro não via mais a inflação como o maior problema
a ser vencido pelo Governo e o candidato da oposição, Lula, a partir de muitas
pesquisas de opinião pelo Brasil entendeu que a maior demanda dos brasileiros
era na área social e o desemprego e com ótima estratégia eleitoral criada pelo
marqueteiro Duda Mendonça, Lula venceu no 1º e no 2º turno das eleições e se
tornou o Presidente do Brasil.
Conhecer e entender exatamente as principais
demandas dos eleitores é um dos 5 pilares de uma eleição de sucesso e a
campanha de 2002 foi um exemplo prático dessa necessidade.
O Coronavírus irá passar e o país
certamente entrará em clima de eleições municipais e desde já, se faz necessário
entender quais serão as principais pautas para a campanha municipal de 2020.
Sabemos que os resultados econômicos
do Coronavírus para as cidades serão alarmantes, que teremos aumento do
desemprego e fechamento de empresas e pensar em uma pauta econômica será
essencial, porém, o Poder Público Municipal, as Prefeituras e Câmaras
Municipais, tem pouca capacidade administrativa e operacional de transformação
econômica de uma cidade.
Ter criatividade para ter propostas
para tentar amenizar os problemas econômicos será essencial para a campanha
eleitoral.
Outro ponto a ser considerado é com
relação aos apoios políticos. Vemos hoje uma briga eleitoral entre o Governador
João Doria que determinou o isolamento social em todo o Estado, mesmo ciente
dos efeitos colaterais econômicos que teremos para os próximos anos e o
Presidente Bolsonaro, que desde o início aponta para a necessidade do país
levar uma vida normal, para que a economia não sofra os efeitos do Coronavírus.
Hoje, notamos através de pesquisas que
a grande maioria da população, cerca de 70% dos eleitores do Estado de São
Paulo, aprovam o isolamento, ou seja, concordam com a visão do Governador João
Doria e, ter o apoio dele, caso a eleição fosse hoje, talvez fosse algo muito positivo.
Porém, passado o medo do vírus
COVID-19, sentindo de perto os problemas econômicos, o apoio de João Doria pode
não ser benéfico ao candidato municipal.
Com as cidades paradas e com o
calendário com a possibilidade de redução de tempo para a campanha, os
candidatos de oposição têm pouco espaço para a sua campanha e alinhar o
discurso com o discurso de Bolsonaro, poderia ser a “bala de prata”.
Aos candidatos da situação, trabalhar
desde já a questão econômica seria uma boa atitude, mas quem hoje teria
coragem?
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