segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Avaliação de Governo de Santos/SP

Resultado de imagem para cidade de santos sp

No dia 28.09 foi publicada no Jornal da Orla de Santos uma pesquisa realizada pelo Instituto APPC de São Paulo.
Esse estudo teve como objetivo avaliar os Governos Municipal, Estadual e Federal.
Por estarmos há 1 ano das eleições municipais, vou concentrar meu comentário na aprovação e desaprovação do Governo Municipal da cidade de Santos.
A avaliação do Governo Municipal obteve 8% de ótimo, 32% de bom, 39% de regular, 6% de ruim e 13% de péssimo, ou seja, de acordo com essa pesquisa, 40% dos eleitores da cidade aprovam e 19% reprovam o governo.
Esse é número muito bom para a atual administração municipal! Digo isso, pois até as manifestações de junho de 2013, era comum nos depararmos com avaliações acima de 50%. Quem não se lembra da aprovação de mais de 60% do Governo Dilma Rousseff no início de 2013, que logo após as manifestações despencou para abaixo de 30%?
Atualmente, com tantas restrições orçamentárias e críticas na mídia e nas redes sociais, é muito difícil um Prefeito ter aprovação acima de 30%.
E qual é a importância desse dado no contexto eleitoral?
A avaliação de governo é um dos pilares para uma reeleição ou para eleição do seu sucessor. Porém, temos muitos outros fatores que unidos a avaliação de governo, resultarão no sucesso ou no insucesso nas urnas.
Tentar tirar alguma conclusão com apenas esse dado, seria imprudente da minha parte, mas o Governo Municipal parece iniciar bem o processo eleitoral.
Caberá ao Prefeito Paulo Alexandre Barbosa entender onde sua avaliação não tem padrões positivos e os motivos dessa desaprovação para tentar melhorar ainda mais o reconhecimento do seu governo.
Outra missão será a de entender qual o perfil ideal de prefeito que os eleitores da cidade de Santos esperam para depois buscar em seu grupo, o candidato correto.
Já tivemos na história governos bem avaliados que perderam as eleições por ter um candidato pouco competitivo, como também tivemos casos de governos com avaliações regulares, mas que souberam realizar as estratégias certas para vencerem as eleições.
E os Governos mal avaliados? Esses não ganham eleições, mesmo que tenham um ótimo candidato!
Por isso, cada vez mais, o eleitor busca por gestores que falem menos e façam mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário