Atualmente existe uma discussão
muito tensa entre os consultores políticos do Brasil e do mundo sobre a melhor origem
das informações para tomar decisões durante o processo eleitoral.
Profissionais de mídias sociais,
a partir de muito investimento em inteligência artificial entendem que o
levantamento rápido do humor dos eleitores através das redes sociais é ideal
para direcionar as ações de uma campanha.
Por outro lado, os profissionais
de pesquisas de opinião entendem que as informações superficiais das mídias
sociais são incapazes de detectar o sentimento mais profundo da opinião dos
eleitores como as pesquisas fazem de forma científica.
Em primeiro lugar devemos nos que
lembrar que anos atrás as pessoas tinham acesso a informações em 3 períodos do
dia: de manhã com os jornais impressos, durante o dia através de rádios e a
noite na TV.
Hoje em dia, o acesso a
informações ocorre a cada minuto. A atualização constante já faz parte da vida
dos eleitores.
Em mundo com atualizações tão
rápidas de informações, as pesquisas parecem perder sua importância, afinal, do
planejamento do questionário até a apresentação dos dados, muitos dias se
passam, muita coisa acontece.
Pensando assim, tendemos a
acreditar que buscar informações para as tomadas de decisões através de
pesquisas seria um grande erro.
Não é bem assim!
As mudanças mais rápidas de
opinião costumam ser menos importantes para a campanha a longo prazo e uma
campanha que reage minuto a minuto às notícias detectadas nas mídias sociais
anda em círculos.
A pesquisa é muito
melhor para entender a visão de longo prazo e determinar o caminho geral que a
campanha deve seguir. Dito de outra forma, as pesquisas podem ajudar a
vencer a guerra, enquanto a mídia social ajuda a vencer as batalhas.
O humor das mídias
sociais muda rapidamente e consultor digital deve estar atento a isso e ele deve
usá-las para complementar as estratégias levantadas nas pesquisas de opinião.
Falar que um caminho
ou o outro é a chave do sucesso do cliente político é ser tão desonesto quanto
o político que rouba dinheiro de merenda.
A união das
informações levantadas por empresas idôneas e repassadas a profissionais com
formação acadêmica e experiência eleitoral é o caminho ideal para uma campanha
eleitoral.
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