segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Mídias Sociais X Pesquisas de Opinião

Resultado de imagem para midias sociais e pesquisas de opinião


Atualmente existe uma discussão muito tensa entre os consultores políticos do Brasil e do mundo sobre a melhor origem das informações para tomar decisões durante o processo eleitoral.
Profissionais de mídias sociais, a partir de muito investimento em inteligência artificial entendem que o levantamento rápido do humor dos eleitores através das redes sociais é ideal para direcionar as ações de uma campanha.
Por outro lado, os profissionais de pesquisas de opinião entendem que as informações superficiais das mídias sociais são incapazes de detectar o sentimento mais profundo da opinião dos eleitores como as pesquisas fazem de forma científica.
Em primeiro lugar devemos nos que lembrar que anos atrás as pessoas tinham acesso a informações em 3 períodos do dia: de manhã com os jornais impressos, durante o dia através de rádios e a noite na TV.
Hoje em dia, o acesso a informações ocorre a cada minuto. A atualização constante já faz parte da vida dos eleitores.
Em mundo com atualizações tão rápidas de informações, as pesquisas parecem perder sua importância, afinal, do planejamento do questionário até a apresentação dos dados, muitos dias se passam, muita coisa acontece.
Pensando assim, tendemos a acreditar que buscar informações para as tomadas de decisões através de pesquisas seria um grande erro.
Não é bem assim!
As mudanças mais rápidas de opinião costumam ser menos importantes para a campanha a longo prazo e uma campanha que reage minuto a minuto às notícias detectadas nas mídias sociais anda em círculos.
A pesquisa é muito melhor para entender a visão de longo prazo e determinar o caminho geral que a campanha deve seguir. Dito de outra forma, as pesquisas podem ajudar a vencer a guerra, enquanto a mídia social ajuda a vencer as batalhas.
O humor das mídias sociais muda rapidamente e consultor digital deve estar atento a isso e ele deve usá-las para complementar as estratégias levantadas nas pesquisas de opinião.
Falar que um caminho ou o outro é a chave do sucesso do cliente político é ser tão desonesto quanto o político que rouba dinheiro de merenda.
A união das informações levantadas por empresas idôneas e repassadas a profissionais com formação acadêmica e experiência eleitoral é o caminho ideal para uma campanha eleitoral.

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