A função primordial do Poder
Público é servir ao público e para servir de forma adequada as demandas da
população, os gestores devem ter em mãos informações detalhadas sobre as
demandas da população, pois elas lhe darão ferramentas para melhorar sua gestão
e isso refletirá diretamente na avaliação do seu governo, um dos pilares para a
reeleição de um gestor público ou a eleição de seu sucessor.
Realizar estudos generalizados em
um município acaba por escamotear os verdadeiros incômodos à população.
O IBESPE há muitos anos adotou
metodologia de estudo ouvindo no mínimo 70% do território ocupado de uma cidade,
o que resulta no entendimento exato dos problemas de cada bairro da cidade.
Nossos estudos vêm apontando para
um crescimento considerável pela solução de problemas de zeladoria nas cidades.
Diferentemente da Saúde e da Segurança,
o tema Zeladoria está diretamente ligado ao Poder Público Municipal e as
prefeituras com orçamentos cada vez mais apertados vêm sofrendo para manter as
cidades limpas.
As mudanças climáticas com
maiores volumes de chuvas vêm agravando a situação das cidades ocasionando
alagamentos e enchentes.
Para piorar, esse é um problema
multifatorial e depende de várias pastas de uma prefeitura para a sua solução.
Apenas como exemplo, o Meio
Ambiente pode ser demandado quando há a necessidade de desassoreamento de um
rio, a Secretaria de Obras para a construção de um piscinão e Serviços Urbanos
para a limpeza de um bueiro.
Infelizmente, alagamentos e
enchentes são agravados pela falta de educação da população que insiste em
jogar lixo nas ruas e rios, dificultando ainda mais a solução do problema, o
que torna ainda mais injusta a crucificação dos gestores públicos.
Aproveitar o momento de estiagem
que vai até outubro para realizar todas as obras necessárias, implantar coleta
seletiva, mutirões, retiradas de objetos inservíveis das residências, etc. poderá
reduzir os problemas na época de chuva (no início do ano eleitoral) e quem
sabe, melhorar a avaliação do Governo Municipal.
Como as prefeituras estão com o
caixa baixo, o ideal seria priorizar a relação entre o percentual de
reclamações sobre o tema e a concentração populacional. Resolver o problema
onde terá um impacto maior, deve guiar as ações do gestor.
Para alguns, essa medida seria
muito pragmática, mas para mim, isso seria o ideal.
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