terça-feira, 15 de março de 2022

ATENÇÃO ÀS CIDADES PEQUENAS

 


Venho fazendo diversos alertas para os erros involuntários das pesquisas eleitorais e que acabam resultando em informações contestadas pelo senso comum brasileiro e manchas nessa ferramenta tão fundamental para o planejamento estratégico de uma campanha eleitoral.

Esses erros involuntários são ocasionados por falta de capacidade técnica e acadêmica ou pressa de atender as demandas de estudos, principalmente aqueles que serão divulgados na imprensa.

Dentro do IBESPE temos um histórico que chamo de 70/10/20. Esses dados referem-se ao tempo que precisamos para cada etapa de uma pesquisa: 70% para o planejamento da pesquisa, 10% para a execução e 20% para a confecção e apresentação dos resultados ao cliente.

Todo esse tempo destinado ao planejamento de uma pesquisa, por mais simples que ela seja, não é à toa! Parafraseando Aristóteles “Um pequeno erro no início torna-se grande no fim.” Enfim, sair para O campo com algum problema de planejamento do estudo certamente reverterá em sérios problemas para as outras duas etapas.

Um cuidado muito especial que estamos tendo no planejamento das pesquisas nacionais e estaduais é o devido respeito à proporcionalidade em relação ao tamanho das cidades. No Brasil temos 69,8% das cidades com menos de 15 mil eleitores e que correspondem a 17,5% do eleitorado.

Tecnicamente temos que prestar atenção na correta proporcionalidade das entrevistas de acordo com o tamanho do eleitorado de cada Estado ou município, porém, venho me dedicando e muito para que nossos estudos consigam captar a opinião das pessoas que moram nas cidades pequenas.

O motivo é bem simples: nessas cidades as famílias vivem mais tempo juntas, fazem refeições juntas, conversam mais entre elas, se informam muito mais pelos meios mais tradicionais, estão propensos a assistir com mais assiduidade e atenção o horário eleitoral gratuito, são mais religiosas, votam de forma mais convicta e têm menos potencial de se abster no dia da eleição.

Para se ter uma ideia, nessas cidades as pessoas indicam como um dos motivos principais e preferenciais de lazer frequentar as ações da igreja! Como eu sei disso? Realizando muitas pesquisas sociais nesses municípios!

Sei que o trabalho de inserir essas cidades em um estudo é muito grande e conseguir o contato das pessoas, é ainda maior. Porém, todo e qualquer esforço deve ser realizado para que a melhor e mais fundamental ferramenta de planejamento de campanha, as pesquisas eleitorais, seja a mais confiável possível.


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