segunda-feira, 13 de abril de 2020

O Coronavírus e as Eleições 2020

Eleições 2020: confira as três novas resoluções e o calendário ...


Em 2002 o então candidato do PSDB, o economista José Serra, pautou sua campanha eleitoral à Presidência da República no sucesso conquistado pelo Plano Real colocado em prática 8 anos antes e que conseguiu acabar com a inflação histórica brasileira.
Porém, além do número de eleitores ter crescido em mais de 20 milhões entre 1994 e 2002, passando de 94,7 milhões para 105 milhões, o eleitor brasileiro não via mais a inflação como o maior problema a ser vencido pelo Governo e o candidato da oposição, Lula, a partir de muitas pesquisas de opinião pelo Brasil entendeu que a maior demanda dos brasileiros era na área social e o desemprego e com ótima estratégia eleitoral criada pelo marqueteiro Duda Mendonça, Lula venceu no 1º e no 2º turno das eleições e se tornou o Presidente do Brasil.
Conhecer e entender exatamente as principais demandas dos eleitores é um dos 5 pilares de uma eleição de sucesso e a campanha de 2002 foi um exemplo prático dessa necessidade.
O Coronavírus irá passar e o país certamente entrará em clima de eleições municipais e desde já, se faz necessário entender quais serão as principais pautas para a campanha municipal de 2020.
Sabemos que os resultados econômicos do Coronavírus para as cidades serão alarmantes, que teremos aumento do desemprego e fechamento de empresas e pensar em uma pauta econômica será essencial, porém, o Poder Público Municipal, as Prefeituras e Câmaras Municipais, tem pouca capacidade administrativa e operacional de transformação econômica de uma cidade.
Ter criatividade para ter propostas para tentar amenizar os problemas econômicos será essencial para a campanha eleitoral.
Outro ponto a ser considerado é com relação aos apoios políticos. Vemos hoje uma briga eleitoral entre o Governador João Doria que determinou o isolamento social em todo o Estado, mesmo ciente dos efeitos colaterais econômicos que teremos para os próximos anos e o Presidente Bolsonaro, que desde o início aponta para a necessidade do país levar uma vida normal, para que a economia não sofra os efeitos do Coronavírus.
Hoje, notamos através de pesquisas que a grande maioria da população, cerca de 70% dos eleitores do Estado de São Paulo, aprovam o isolamento, ou seja, concordam com a visão do Governador João Doria e, ter o apoio dele, caso a eleição fosse hoje, talvez fosse algo muito positivo.
Porém, passado o medo do vírus COVID-19, sentindo de perto os problemas econômicos, o apoio de João Doria pode não ser benéfico ao candidato municipal.
Com as cidades paradas e com o calendário com a possibilidade de redução de tempo para a campanha, os candidatos de oposição têm pouco espaço para a sua campanha e alinhar o discurso com o discurso de Bolsonaro, poderia ser a “bala de prata”.
Aos candidatos da situação, trabalhar desde já a questão econômica seria uma boa atitude, mas quem hoje teria coragem?

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